Tipos de Wallets para Criptomoedas

Wallets
Wallets

Quem entra no universo bitcoin sempre se questiona onde guardar com seguranças suas criptomoedas e como resgatá-las posteriormente. Só que temos diversos tipos de wallets, qual será a melhor? Nesse artigo falaremos sobre os variados tipos de wallets para criptomoedas.

Wallet de criptomoedas

Uma wallet (carteira) é um software que armazena chaves privadas e públicas e interage com vários blockchains para permitir que os usuários enviem e recebam as criptomoedas, monitorem seu portfólio ou simplesmente guardar como uma reserva de valor, o famoso HODL. Se você quiser usar Bitcoin ou qualquer outra criptomoeda, você precisará ter uma carteira digital.

Os diferentes tipos de wallets

Existem vários tipos de wallets que oferecem maneiras diferentes de armazenar e acessar sua criptomoeda. As carteiras podem ser divididas em três categorias distintas: software, hardware e papel. Carteiras de software podem ser desktop e mobile.

  • Desktop: as carteiras são baixadas e instaladas em um PC ou notebook. Só são acessíveis a partir do único computador em que são baixados. Carteiras de desktop oferecem um dos mais altos níveis de segurança, no entanto, se o seu computador é hackeado ou recebe um vírus, existe a possibilidade de você perder todos os seus fundos.

  • Smartphone: São as mais populares do mercado e de fácil utilização. As carteiras são executadas como aplicativo no celular e são úteis porque podem ser usadas em qualquer lugar, inclusive em lojas de varejo, executando as transações rapidamente pelo QR Code. As carteiras móveis geralmente ocupam menos espaço em seu celular e é mais simples do que as carteiras de desktop devido ao espaço limitado disponível em celulares.

  • Hardware: Esse tipo de wallet difere de carteiras de software, pois armazenam as chaves privadas de um usuário em um dispositivo de hardware como um pendrive. Embora as carteiras de hardware façam transações on-line, elas são armazenadas off-line, oferecendo maior segurança. As carteiras de hardware podem ser compatíveis com várias interfaces da web e podem suportar diferentes criptomoedas, isso depende apenas de qual você decide usar. Além do mais, fazer uma transação é fácil. Os usuários simplesmente conectam seu dispositivo a qualquer computador ou dispositivo habilitado com Internet, inserem um pin (senha), enviam a criptomoeda e confirmam. As carteiras de hardware permitem transacionar facilmente, ao mesmo tempo que mantêm o seu dinheiro offline e longe do perigo.

Ledger nano, maior fabricante de hardware wallets
Ledger nano, maior fabricante de hardware wallets

  • Papel: As carteiras de papel são pedaços físicos não só de papel, mas podem ser feitos de qualquer outro material, como ferro e plastico. Nelas você escreve ou imprime sua chave privada, chave pública e seed, em forma escrita e em QR code. Elas são fáceis de usar e oferecem um alto nível de segurança. Usar uma carteira de papel é relativamente simples. Transferir bitcoin ou qualquer outra criptomoeda para sua carteira de papel é realizado pela transferência de fundos de uma wallet de software para o endereço público mostrado em sua carteira de papel. Como alternativa, se você quiser sacar ou gastar a moeda, tudo o que você precisa fazer é transferir fundos de sua carteira de papel para a carteira do seu software. Esse processo, geralmente chamado de "varredura", pode ser feito manualmente, inserindo-se as chaves privadas ou digitalizando o código QR na carteira de papel.

Modelo de wallet em papel
Modelo de wallet em papel

Como foi falado nos tópicos acima, a segurança é primordial para o uso das wallets. Para ficar sempre em segurança no universo bitcoin, escrevemos um artigo sobre dicas para proteger seus bitcoins.

Gostou do nosso artigo, tem dúvidas ou algo a complementar? Deixe nos comentários!

Fonte: Cryptocurrency Wallet Guide

Data: | Autor: Willian BrunoTags: Bitcoin, Criptomoedas,Wallets

Compartilhe este artigo