Quem é Satoshi Nakamoto?

Quem é Satoshi Nakamoto?
Quem é Satoshi Nakamoto?

Mais do que frequentemente, as pessoas recém-chegadas ao universo Bitcoin não têm ideia de que a moeda já tem vários anos, e se perguntam quem criou essa moeda. Neste artigo vamos entender quem está por trás da criação do bitcoin, o misterioso Satoshi Nakamoto.

A ideia do Bitcoin foi introduzida pela primeira vez em 2008, quando um homem chamado Satoshi Nakamoto publicou um artigo explicando o que era e como funcionava a criptomoeda. Este artigo foi batizado de "Bitcoin: um sistema de dinheiro eletrônico peer to peer". Não muito depois, em 2009, ele lançou o projeto, que permitiu ao mundo começar a usar o sistema blockchain do bitcoin.

Mas quem é Satoshi?

Esta é uma questão que ainda levanta dúvidas em todo o mundo cripto. Há muitas identidades sugeridas, que abordaremos mais adiante neste artigo. Vamos dar uma olhada primeiro no que sabemos sobre Nakamoto.

A primeira certeza que temos é que ele não trabalhava sozinho. Ele manteve contato próximo com outros desenvolvedores através de fóruns e e-mails. Ele continuou melhorando o código-fonte enquanto recebia conselhos de várias outras pessoas. Isso continuou até que os contatos entre ele e sua equipe gradualmente começaram a desaparecer.

No ano de 2010, ele entregou o controle do repositório de código-fonte e alertou as principais funções do software para Gavin Andresen, um dos principais desenvolvedores do projeto Bitcoin. Com o código fonte, ele também deu o domínio Bitcoin.org e vários outros. Depois de fazer isso, Nakamoto começou a se comunicar menos até que ele desapareceu completamente.

Gavin Andresen, um dos principais desenvolvedores do projeto Bitcoin
Gavin Andresen, um dos principais desenvolvedores do projeto Bitcoin

O próprio Nakamoto afirma ser um homem de 37 anos que mora no Japão. Uma declaração falsa de acordo com muitas pessoas. Seu uso do idioma inglês é quase perfeito, e o software Bitcoin nunca foi documentado em japonês. Um comportamento estranho para alguém que afirma ter vivido no Japão por toda a sua vida.

Supostas identidades

Até agora, você deve ter chegado à conclusão de que há muito mistério em torno do inventor do Bitcoin. Se há algo que a Internet gosta, é um mistério (ou melhor, resolvê-lo). Isso levou Stefan Thomas, um codificador suíço e membro ativo da comunidade, a uma ótima ideia. Ele decidiu analisar os carimbos de data e hora dos posts no fórum de Nakamoto. Com mais de 500 posts, tinha que ser possível encontrar um padrão nele.

Sua investigação resultou em um gráfico que mostrou um declínio acentuado para quase nenhum post entre as 5h e 11h da manhã*. É muito provável que Nakamoto estivesse dormindo neste momento. Ao olhar para os diferentes fusos horários do mundo, Stefan descobriu que Nakamoto provavelmente morava em alguma região da América do Norte que se enquadram no fuso horário do leste e no fuso horário central. Partes da América Central, do Caribe e da América do Sul também são possibilidades.

É ótimo saber onde Nakamoto provavelmente mora, mas isso ainda não nos aproxima de sua verdadeira identidade. Estamos falando de uma única pessoa? Algumas pessoas consideram que ele é uma equipe. Muitos programadores acham que o código do Bitcoin foi muito bem projetado para uma pessoa. Dan Kaminsky, um pesquisador de segurança que leu o código, disse que Nakamoto poderia ser um "time de pessoas" ou um "gênio puro".

Dito isso, muitas identidades foram atribuídas ao desenvolvedor do Bitcoin ao longo dos anos:

  • Um artigo de 2011 no The New Yorker escrito por Joshua Davis sugeriu que a identidade de Nakamoto estava restrita a um número de indivíduos possíveis. Os mais notáveis ​​entre eles eram o sociólogo econômico finlandês Dr. Vili Lehdonvirta e o estudante irlandês Michael Clear. Tanto Lehdonvirta quanto Clear responderam negando veementemente isso.

  • Em maio de 2013, Ted Nelson especulou que Shinichi Mochizuki era Satoshi Nakamoto. Mochizuki era um matemático japonês. Essas especulações foram negadas em um artigo no The Age Newspaper, sem atribuir uma fonte para a negação.

  • Em abril de 2014, investigadores da Universidade de Aston ligaram Nick Szabo ao white paper do Bitcoin usando uma análise “estilométrica”. Szabo é um entusiasta da moeda descentralizada e publicou um artigo sobre “bitgold”, que é considerado um precursor do bitcoin. A alegação não foi realmente levada a sério quando até os investigadores alegaram que se tratava de uma teoria exagerada: “O estudo não aponta conclusivamente para o Sr. Szabo. É só que, de todas as pessoas estudadas, ele parece ser o candidato mais provável. Foi só mais uma pista.

Dorian Nakamoto

Dorian Nakamoto
Dorian Nakamoto

Mas a especulação mais conhecida até hoje veio em março de 2014. Um artigo na revista Newsweek, escrito pela jornalista Leah McGrath Goodman, identificou Dorian Satoshi Nakamoto como o verdadeiro criador do Bitcoin. Infelizmente, Dorian Nakamoto respondeu imediatamente negando tudo:

“Eu não criei, inventei ou trabalhei no Bitcoin. Eu nego incondicionalmente o relatório da Newsweek."
Respondeu Dorian à jornalista

Ele até entrou com uma ação contra a revista, pois havia jornalistas acampados em frente à sua casa e perseguindo-o de carro sempre que ele saía. Foi aí que a comunidade Bitcoin, liderada por Andreas Antonopoulos, iniciou uma campanha de angariação de fundos para apoiar Dorian Nakamoto.

O relatório da Newsweek levou a um interesse mundial na identidade de Satoshi Nakamoto. Talvez a melhor coisa sobre o ocorrido foi que isso fez com que o verdadeiro Nakamoto quebrasse seu longo silêncio. No site p2foundation, Satoshi Nakamoto respondeu ao seu último tópico com as seguintes palavras: “Eu não sou Dorian Nakamoto”.

Então, se há uma coisa que podemos ter certeza, é o fato de que não temos nenhuma pista sobre quem realmente é Satoshi Nakamoto. Ele é um gênio que é o único responsável por desenvolver um protocolo revolucionário? Ou Satoshi Nakamoto é um pseudônimo de uma equipe? Sua identidade continua sendo um dos mistérios mais questionados da web.

O que achou deste artigo? Tem alguma teoria de quem seja o verdadeiro Satoshi Nakamoto? Deixe nos comentários!

Fonte: CCN

Data: | Autor: Willian BrunoTags: Bitcoin

Compartilhe este artigo