O que você precisa saber sobre wallets

Wallets de criptomoedas
Wallets de criptomoedas

Se você é iniciante no mundo do bitcoin, com certeza você já deve ter ouvido falar sobre wallets, não só de bitcoin, mas também para qualquer outra criptomoeda, nesse artigo vamos explicar o essencial necessário sobre o que é e para que serve uma wallet.

Basicamente, uma wallet é um software para enviar e receber criptomoedas. Do mesmo jeito que você precisa de um software para enviar e receber emails, também é necessário um software para gerenciar o saldo de suas criptomoedas.

Uma wallet não armazena necessariamente uma criptomoeda, ela armazena apenas as chaves públicas e privadas que te dão acesso aos registros da blockchain de uma criptomoeda. E o item mais valioso numa wallet é sua chave privada.

Chave privada nada mais é que uma sequência de caracteres, que seu uso permite manipular o saldo de uma wallet, é como se ela fosse a senha da sua wallet e igual as senhas, não se deve compartilhá-las em público, pois em mãos erradas, você permitirá o roubo de suas criptomoedas. Ela funciona como uma coordenada para localizar o saldo de suas criptomoedas que foram registrados na blockchain, mas uma coordenada que somente você pode saber, pois a chave privada te da acesso total a sua wallet.

Com a chave privada também é gerado o endereço público que você usará para transacionar suas criptomoedas, ela é a chave pública. Essa sim não tem perigo em alguém saber, pois ela é o endereço de registro da sua wallet na blockchain e você vai utilizá-la para movimentar suas criptomoedas.

E para facilitar a vida dos usuários, os softwares de wallet geram um conjunto de palavras aleatórias que servem como senha de acesso e recuperação de uma wallet, de forma que evita usar a chave privada, elas são chamadas de seed, que é a chave privada criptografada em forma de um grupo de palavras aleatórias como vemos na figura abaixo:

Exemplo de seed de uma wallet
Exemplo de seed de uma wallet

Com a seed você pode recuperar sua carteira em qualquer software de wallet compatível com sua criptomoeda.

Se por uma eventualidade, acontecer algo com seu computador ou celular onde sua wallet esteja instalada, por exemplo, seu computador parou de funcionar e não liga mais, ou o celular foi roubado, você pode reinstalar sua wallet em outro dispositivo, e com a seed em mãos você pode recuperar o saldo de sua carteira, e caso tenha roubado seu dispositivo, será até recomendado você criar um novo endereço de wallet com novo seed, e com isso você recupera seu saldo da antiga wallet do dispositivo que foi roubado, e em seguida você transfere para nova wallet, evitando assim uma possível perda de suas criptomoedas.

Lembrando que a seed é também uma abstração da chave privada, então tem que ser de total domínio seu, ninguém pode saber qual é sua seed, pois qualquer um que a obtiver poderá acessar sua wallet e roubar suas criptomoedas, sempre salve a seed em local seguro, seja salvando em um dispositivo de confiança, imprimindo ou anotando a seed em um papel ou até salvando na nuvem, o importante é garantir que você guardou a seed da sua wallet em um local seguro e de acesso exclusivamente seu.

Data: | Autor: Willian BrunoTags: Blockchain, Criptomoedas

Compartilhe este artigo


Compre bitcoin na Changelly