O que você precisa saber sobre Proof of Work

Proof of Work ou PoW
Proof of Work ou PoW

Pra quem está começando na mineração e está estudando sobre o assunto, encontrou pelo caminho o termo Proof-of-Work (Pow) correto? Ao longo do post de hoje iremos explicar seu significado e como funciona.

O que é Proof-of-Work (Pow)?

PoW é o algoritmo de consenso original em uma rede Blockchain. Este algoritmo é usado para confirmar transações e produzir novos blocos para a cadeia. Com o PoW, os mineradores competem entre si para completar as transações e serem recompensados. Em uma rede blockchain, usuários transacionam entre si as criptomoedas, e tudo fica registrado como se fosse em um livro contábil descentralizado, que reúne todas as transações nos blocos. Esta responsabilidade é produzida por computadores especiais (com alto poder computacional). O princípio mais importante do PoW é o complicado enigma matemático e a possibilidade de provar rapidamente a solução. A resposta à equação matemática é chamada de hash.

À medida que a rede vai crescendo, os enigmas vão ficando mais difíceis e exigindo cada vez mais poder computacional. Os algoritmos precisam de mais e mais poder de hash para resolver o problema. Mas o problema não deve ser muito complicado, se for, a geração de blocos levará muito tempo e as transações ficarão presas sem execução e, como resultado, o fluxo de trabalho trava por algum tempo, fazendo com que as transferências das criptomoedas demorem para serem executadas.

Onde o PoW geralmente é implementado?

O Proof-of-Work é usado em diversas criptomoedas, e a aplicação mais famosa do PoW é o Bitcoin, foi nele que lançaram as bases para esse tipo de consenso. O enigma matemático do bitcoin permite mudar a complexidade do cálculo matemático com base no poder total da rede, e o tempo médio de formação do bloco é de 10 minutos. As criptomoedas baseadas no código do bitcoin, como o Litecoin, possuem o sistema bem similar. Outro grande projeto com PoW é o Ethereum. E podemos dizer que a maioria dos aplicativos blockchain usam o modelo de consenso PoW em suas criptomoedas.

Fonte:

Data: | Autor: Willian BrunoTags: Mineração, Criptomoedas

Compartilhe este artigo