O que é Ripple?

Criptomoeda: Ripple
Criptomoeda: Ripple

De 2017 pra cá além do Bitcoin, outras criptomoedas chamaram a atenção, e uma delas é a ripple. Nesse post explicaremos o que é essa moeda e como ela funciona.

O protocolo Ripple foi lançado em 2012, sendo um sistema de pagamento centralizado que suporta a criptomoeda de mesmo nome, abreviada para XRP. A ripple se diferencia de outras redes blockchain, pois é controlada por uma empresa privada, a Ripple Labs.

Essa rede foi criada para facilitar a transferência global de dinheiro. Seus criadores queriam uma rede de transações financeiras extremamente rápida, com taxas quase zero e segura. A criptomoeda XRP, serve para financiar as taxas de transação entre instituições financeiras e pessoal.

O sistema está sendo adotado por muitas instituições bancárias, e esse é o foco principal dos criadores da Ripple. Usam a tecnologia blockchain para substituir a forma arcaica que os bancos realizam as transações. Isso está fazendo com que os 3 dias necessários para uma transação financeira se reduza à alguns segundos.

Schwartz, um dos fundadores do projeto, vê a possibilidade de que:

“grandes corporações percam o controle sobre o fluxo de dinheiro, assim como no passado recente as grandes empresas perderam o domínio sobre o fluxo de informação”

David Schwartz, um dos fundadores da Ripple
David Schwartz, um dos fundadores da Ripple

Sobre a XRP

XRP é a moeda nativa da rede Ripple que só existe dentro de sua rede. Ela é divisível em até 6 casas decimais, sendo a menor unidade chamada de “drop”.

Foram criados 100 bilhões de XRP no início do projeto, sem permissão para serem criados mais, de acordo com as regras do protocolo, sendo assim, ela não é uma criptomoeda minerável, ficando a critério da empresa a geração de novas XRP.

Como uma medida de proteção, é obrigatório cada usuário da rede Ripple tenha 20 XRP na carteira e a taxa por cada transferência é de 0,00001 XRP. A blockchain da ripple pode aguentar até 50 mil transações por segundo e as transferências são confirmadas no máximo em 4 segundos.

Hoje, algumas instituições financeiras como o Bank of America Merrill Lynch, RBC e Santander já adotam o protocolo Ripple em suas transferências. Por conta dessas parcerias e rumores de mais bancos adotando o protocolo, o valor da criptomoeda vive num constante sobe e desce, chegando a ficar em segundo lugar no marketcap recentemente custando próximo dos R$ 13,00, mas perdendo o posto poucas horas depois pela Ethereum. Hoje ocupa o terceiro lugar, custando R$ 2,96, no momento que escrevo esse post.

Marketcap da Ripple
Marketcap da Ripple

Fonte: TecnoBlog

Data: | Autor: Willian BrunoTags: Criptomoedas, Ripple

Compartilhe este artigo


Compre bitcoin na Changelly