O que é Litecoin?

Criptomoeda: Litecoin
Criptomoeda: Litecoin

Litecoin é uma criptomoeda peer-to-peer que permite pagamentos instantâneos com um custo próximo à zero para qualquer indivíduo no mundo. Sua blockchain é uma rede totalmente descentralizada, sem autoridades centrais e governamentais no controle, nesse artigo, conheça sua história, funcionalidades e a sua importância no mercado das criptomoedas.

Seu surgimento

Ao contrário do bitcoin que tem seu criador anônimo até hoje, conhecido pelo pseudônimo Satoshi Nakamoto, o litecoin foi desenvolvido por Charles Lee, formado pelo MIT em Engenharia de Software. Lee, que já trabalhou para a Google, desenvolveu o litecoin em 2011, buscando corrigir algumas falhas que o bitcoin sofria.

Lee projetou o litecoin para ser a “prata” das criptomoedas, fazendo alusão ao bitcoin por ser o “ouro”. E foi elaborada em cima do código do bitcoin, que é totalmente aberto. Significa que, pode ser copiado e modificado por qualquer pessoa, e usado livremente para outros projetos de criptomoedas, muitas delas com vários níveis de sucesso nos dias de hoje, como o próprio litecoin

Charles Lee, Fundador da Litecoin
Charles Lee, Fundador da Litecoin

Litecoin vs Bitcoin

Transferências mais rápidas

O litecoin pode lidar com um volume maior de transações graças à sua geração mais rápida de blocos. Se o bitcoin tentasse corresponder a isso, exigiria atualizações significativas no código que todos na rede bitcoin estão executando atualmente. A velocidade para a geração dos blocos levam cerca de 2 minutos e meio, enquanto o bitcoin leva 10 minutos. As taxas de mineração para as transferências são bem inferiores em relação ao bitcoin, chegando a custar centavos, mesmo sendo para valores baixos.

Quantidade

Litecoin é 4 vezes maior que o bitcoin, seu limite total é de 84 milhões de moedas, sendo que no momento que o post é escrito já foram minerados um mais de 56 milhões de litecoin.

Mineração

A mineração do litecoin é mais fácil do que o bitcoin, pois não necessita de uma máquina potente para esse fim, podendo ser feita apenas pela CPU, graças à tecnologia do Scrypt. Essa tecnologia favorece grandes quantidades de memória RAM de alta velocidade, em vez de apenas poder de processamento bruto. Para minerar litecoin você pode entrar no site da moeda e baixar o software de mineração, ou pode optar pelo minergate, um software que contém uma ampla diversidades de criptomoedas para minerar de forma mais fácil.

Preço

Em meados de 2013 o litecoin era comercializado pelo preço de R$ 9,67. No momento em que esse post foi escrito já está sendo comercializado à R$ 525,76 e ocupa o sétimo lugar no rank de capitalização, conforme vemos abaixo em nossa plataforma de capitalização de criptomoedas.

Marketcap da Litecoin
Marketcap da Litecoin

Fonte:

Data: | Autor: Willian BrunoTags: Criptomoedas, Litecoin

Compartilhe este artigo