O que é Ethereum?

Nesse artigo explicaremos o que é Ethereum, como foi construída sua tecnologia revolucionária, quais são suas principais funcionalidades e o quão diferente ela é da Bitcoin.

Em sua essência, Ethereum é uma plataforma blockchain programável que suporta contratos inteligentes. Foi criado por Vitalik Buterin em 2013 com o objetivo de superar certas limitações do protocolo Bitcoin, particularmente no que se refere aos contratos inteligentes, onde as aplicações funcionam exatamente como programadas, sem qualquer possibilidade de fraude ou interferência de terceiros, tornando assim o contrato imutável.

O objetivo do Ethereum

Como afirmado em seu white paper, "Ethereum pretende fornecer facilidade de desenvolvimento, bem como propriedades de cliente mais leves, permitindo que os aplicativos compartilhem um ambiente econômico e com a segurança de uma blockchain." Traduzindo: Ethereum fornece um computador mundial descentralizado, a Ethereum Virtual Machine (EVM), que permite que qualquer pessoa escreva um contrato inteligente e crie aplicativos descentralizados (conhecidos como Dapps), onde podem criar seu próprio conjunto de regras e geração de tokens.

Vitalik Buterin, fundador da Ethereum
Vitalik Buterin, fundador da Ethereum

DAPPS

Aplicativos Descentralizados (Dapps) são aplicativos executados no blockchain Ethereum. Ao usar essa plataforma, os desenvolvedores não precisam criar um novo blockchain para tirar sua ideia do papel. Em vez disso, eles podem pagar taxas de transação para usar a estrutura fornecida. É de código aberto, autônomo, seguro e não tem tempo de inatividade. Qualquer pessoa pode ver o código do aplicativo, e o aplicativo é executado em regras predeterminadas que ajudam a evitar qualquer dano externo.

Taxas

Como o Bitcoin, os usuários devem pagar pequenas taxas de transação (chamadas de “gás”), à rede usando seu token chamado Ether. Essas taxas são usadas para incentivar os mineradores a minerarem blocos de transações que alimentam a rede, bem como pessoas sob condições de contrato inteligentes para usar a plataforma Ethereum.

O Ethereum é considerado uma plataforma blockchain inovadora, oferecendo transações mais rápidas e de custo mais baixo do que outras, além de uma estrutura para o Dapps ser construído. Parte do que torna o Ethereum tão interessante é que ele não é simplesmente uma criptomoeda; sua tecnologia subjacente tem o potencial de mudar as indústrias globais de negócios.

Futuro do Ethereum

Pela segurança que a rede Ethereum traz para a funcionalidade de contratos inteligentes, de validar contratos e assinaturas digitais, os desenvolvedores creem que futuramente o Ethereum será utilizado em:

  • Eleições;
  • Registro de patentes;
  • Títulos de propriedades;
  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento; etc.

Preço

Embora o Ether tenha sido originalmente concebido como um token de utilidade para a execução da rede Ethereum, e não um meio de pagamento, o Ether teve tanto sucesso que agora também é usado como uma das principais criptmoedas!

Em meados de 2015 1 ETH era comercializado ao preço de R$ 2,00. No momento em que esse post foi escrito ETH é comercializado à R$ 2.757,51 conforme vemos abaixo em nossa plataforma de marketcap:

Capitalização da Ethereum
Capitalização da Ethereum

Fontes:

Data: | Autor: Willian BrunoTags: Ethereum, Criptomoedas

Compartilhe este artigo