O que é Dash?

Hoje vamos falar da criptomoeda Dash
Hoje vamos falar da criptomoeda Dash

Dash é uma criptomoeda baseada no protocolo do Bitcoin, assim como tantas outras. Neste artigo iremos abordar como essa moeda digital funciona e quais suas vantagens.

A Dash iniciou sua jornada em 2014 e no atual momento está entre as 15 maiores criptomoedas do mundo em valor de mercado, atrás de Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, IOTA e Ripple. Como podemos ver em nosso marketcap

Dash vs Bitcoin
Dash vs Bitcoin

Dash vs Bitcoin

Dash é semelhante ao bitcoin de várias maneiras. Você pode usá-lo para fazer compras on-line, transferência de valores ou mantê-las como um investimento. Ele também é executado em um blockchain com código aberto que registra cada transação.

Também está tentando resolver alguns dos problemas que há no bitcoin. A velocidade é uma delas, pois as transações são confirmadas em quatro segundos, enquanto o envio de bitcoins para alguém pode levar 10 minutos ou mais.

Um grande problema com o bitcoin é que ele também não possui uma equipe de desenvolvedores própria. Isso significa que mudanças importantes não podem ser feitas sem um fork, que leva uma nova criptomoeda ao mercado, que é como o Bitcoin Cash e Bitcoin Gold nasceram. Dash é diferente, possui um sistema de votação para que mudanças importantes possam ser implementadas rapidamente.

Ao contrário do bitcoin, a dash é auto-financiado. 45% do Dash criado vai para os mineradores e 45% para os masternodes. O restante dos 10% vai para uma reserva para financiar a equipe de desenvolvimento, marketing, centros de atendimento ao cliente e assim por diante.

Criptomoeda: Dash
Criptomoeda: Dash

Quais são as vantagens do Dash?

Duas das maiores vantagens do Dash são a velocidade e as baixas taxas. Você pode enviar dinheiro para qualquer pessoa no mundo por menos de 4 centavos em quatro segundos, tente fazer isso através de um banco.

Os bancos cobram taxas mais altas, especialmente se você estiver enviando dinheiro para o exterior. Uma transação também pode levar alguns dias para ser concluída, embora a maioria dos bancos possa acelerar o processo, se você estiver disposto a pagar mais.

Outro benefício é o anonimato. Embora todas as transações sejam públicas, você não precisa compartilhar informações pessoais, como seu nome e endereço. No entanto, isso também pode ser uma desvantagem. Dash e outras criptomoedas que fornecem anonimato foram usadas por organizações criminosas porque o dinheiro não pode ser rastreado até elas. Alguns afirmam que sua popularidade entre os criminosos é uma das principais razões pelas quais temos visto um aumento tão grande em seu valor até agora.

O que é o masternode no Dash?

Além das recompensas tradicionais da Proof-of-Work (PoW) para a mineração do dash, os usuários também são recompensados ​​por executar e manter servidores especiais chamados “Masternodes”.

Simplificando, masternode fornece grande parte da infraestrutura necessária para a rede Dash. A maioria das pessoas está familiarizada com a rede de camada única que o bitcoin utiliza. Os usuários transmitem transações para a rede, e quando os mineradores descobrem um novo bloco, eles incorporam todas essas transações no blockchain.

Cada bloco que é adicionado ao blockchain é considerado uma “confirmação”, mas as transações não são consideradas totalmente “compensadas” e irreversíveis até que recebam pelo menos seis confirmações. Com um tempo médio de bloqueio de dez minutos, as transações do Bitcoin demoram cerca de uma hora para confirmar completamente!

Dash leva as coisas um passo adiante, utilizando uma rede de dois níveis. O primeiro nível funciona da mesma maneira que o bitcoin. Os mineradores encontram blocos e registram transações no blockchain. A segunda camada, composta de servidores especiais chamados masternodes, permite recursos adicionais, como transações instantâneas, transações privadas e orçamento descentralizados.

Qualquer um pode executar um masternode, mas para fazer isso, o usuário deve provar que possui 1000 DASH armazenados em uma wallet. Isso é para evitar os chamados “ataques de Sybil” na rede. Os 1000 DASH não são bloqueados ou consumidos, um proprietário da masternode pode gastar os 1000 DASH a qualquer momento que desejar, mas isso resultará na desativação do masternode. Normalmente são hospedados em servidores virtuais privados (VPS) executados por empresas como Amazon Web Services, Microsoft Azure, Vultr e outras.

As pessoas são incentivadas a administrar a masternodes porque recebem uma parcela da recompensa quando os mineiros encontram novos blocos (45% da recompensa do bloco vai para mineradores, 45% para a masternodes e 10% para financiar projetos relacionados ao Dash através do sistema descentralizado). O retorno sobre o investimento é atualmente de cerca de 15% (ao longo de um ano, você ganhará aproximadamente 150 DASH ao executar um Masternode.

Preço

Quanto custa o Dash? Seu preço sobe e desce o tempo todo como resultado da oferta e demanda. No momento da escrita, você pode obter um Dash por cerca de R$ 1.326,00. Embora talvez você esteja lendo esse artigo e seu valor já tenha mudado, para ver agora seu exato valor, de uma visualizada em nosso comparador para criptomoeda Dash.

A dash provou ser um excelente investimento até agora, pois o seu valor tem aumentado desde a criação. No início de 2014, custava por volta de R$ 2,50 uma unidade dash, aumentou praticamente mais de 500 vezes seu valor em 4 anos. Criptomoedas transformaram as pessoas em milionários em um curto período de tempo, e é por isso que todo mundo está falando sobre elas nos dias de hoje.

Mas antes de ficar muito animado e ir ocorrendo para comprar dash, tenha em mente que investir em criptomoedas é arriscado. Claro, a maioria deles aumentou em valor nos últimos anos, mas isso não significa que a tendência continuará. O preço pode cair tão rápido quanto subiu, portanto, nunca invista mais do que você pode perder.

Fontes:

Data: | Autor: Willian BrunoTags: Mercado, Criptomoedas

Compartilhe este artigo