O que determina o valor do Bitcoin?

Qual é o valor do Bitcoin hoje?
Qual é o valor do Bitcoin hoje?

O valor do bitcoin é uma percepção de seus benefícios, utilidade, características e inovação. Este guia discute os fatores mais importantes que levam seus usuários a considerarem o bitcoin valioso.

Valor científico

Para o campo geral da ciência, a inovação do bitcoin é valiosa por ter resolvido um problema de longa data em relação a moedas digitais. A solução inteligente de Satoshi Nakamoto para o dilema do duplo gasto é obtida por meio de um registro de consenso auto-organizado. O blockchain, um livro de registros público compartilhado , é mantido pelos nós peer-to-peer que sustentam a rede bitcoin.

Valor tecnológico

Como o Bitcoin é descentralizado através de uma rede peer-to-peer distribuída, não existe um servidor central do qual seu protocolo dependa para a existência. Assim como o Torrent, o bitcoin é, portanto, resistente à censura, não pode ser desativado. Este aspecto do é crítico, pois significa que o uso contínuo do bitcoin não está sujeito à aprovação, opinião ou ação de qualquer autoridade externa. Ser uma alternativa resistente à censura, aos sistemas de pagamento e ao órgãos centrais governamentais faz do bitcoin uma tecnologia revolucionária irreversível.

Valor social

As inovações de Satoshi Nakamoto no campo da Ciência da Computação são marcos significativos. Além disso, uma implicação social do modo como o bitcoin inova pagamentos e transações é que elimina a confiança em terceiros. Um livro público de registros distribuído e uma rede descentralizada significa que nenhuma entidade precisa ser confiável para que tudo funcione. Cada usuário controla seu próprio dinheiro, e é o único responsável por sua segurança e uso. Nenhum terceiro, como um banco ou órgão centralizado, precisa ser implicitamente confiável para manter, sacar ou fazer transferências de bitcoins. Isso elimina os riscos associados a ter que confiar em autoridades externas, de fato, o efeito da descentralização será, com o tempo, eliminar autoridades centralizadas em todos os lugares.

Valor moeda

Embora 1 bitcoin possa ser copiado muitas vezes, ele só pode ser gasto uma vez. Esse recurso de design pode ser verificado ao se fazer uma cópia de uma wallet existente em outro computador. Os mesmos bitcoins existirão em dois locais, mas somente a primeira transação de gasto será bem-sucedida. A rede reconhecerá uma segunda tentativa de gastar os mesmos bitcoins como um gasto duplo e irá rejeitá-lo. Esta é a inovação que diferencia o bitcoin de todas as tentativas anteriores de criação de uma moeda digital .

Valor de segurança

O bitcoin usa pares de chaves público-privadas para proteger transações. O endereço em uma wallet é uma chave pública gerada a partir de uma chave privada do usuário. Uma transação de bitcoin destinada a um endereço gerado por uma carteira, é assinada com a chave pública desse endereço, e só pode ser "desbloqueada" (ou gasta) com a chave privada correspondente. Assim, as transações são protegidas contra roubos, fraudes.

Valor no desenvolvimento

O Bitcoin é disponibilizado como um Software Livre e de Código Aberto. Além disso, o protocolo também é desenvolvido por meio do modelo de projeto Open Source, que incentiva a contribuição e a colaboração da comunidade .

Os desenvolvedores principais do Bitcoin são principalmente voluntários não remunerados que mantêm e gerenciam o código-fonte da moeda. Se os trabalhos deles fossem menos críticos e excitante, alguém poderia descrevê-lo como uma “tarefa ingrata”, mas eles representam alguns dos desenvolvedores mais inteligentes no campo. Os coredevs contribuem com milhares de horas de escrita de código e aderência rigorosa às especificações de projeto de Satoshi para traduzir a visão do Bitcoin para a realidade.

Valor da Rede

rede bitcoin
rede bitcoin

A rede Bitcoin é uma rede peer-to-peer descentralizada que, idealmente, é distribuída e diversificada. Quanto mais amplamente os nós (computadores ligados a rede) peer-to-peer forem distribuídos, mais descentralizada será a rede. Quanto mais diversificados (não semelhantes) os nós, mais ampla é a representação na rede e, portanto, mais resiliente e segura ela será. O protocolo Bitcoin é projetado para buscar consenso entre nós, e uma maior descentralização significa uma rede mais saudável e robusta. Todos esses fatores contribuem para uma blockchain mais valiosa.

Valor na mineração

Os blocos minados são normalmente anexados ao blockchain e tornam-se parte do livro público. Ao processar transações, construir o blockchain e hospedar os nós peer-to-peer que mantêm o consenso da rede, os mineradores representam os alicerces da rede Bitcoin. Para sua tarefa de manter a rede funcional em todos os momentos, os mineradores (em estreita ligação com os desenvolvedores) são os usuários do protocolo Bitcoin que agregam mais valor.

Transmissão e Armazenamento de Valor

As moedas como o real, dólar ou euro, podem ser trocada por bitcoins e armazenadas ou transacionadas através da blockchain. Parece que, à medida que a quantidade de dinheiro aumenta, os benefícios de usar o armazenamento e pagamentos com bitcoin também aumentam.

Você pode guardar seus bitcoins por diferentes meios, incluindo senhas, leitores biométricos e transações com múltiplas assinaturas. Embora o roubo de, digamos, uma senha ou erro humano ainda possa resultar na perda de bitcoins armazenados, os riscos são muito menores do que no caso de ativos físicos, como papel-moeda ou barras de ouro.
Também publicamos os artigos: Dicas para proteger seus bitcoins e Como evitar fraudes no universo bitcoin com dicas para você evitar problemas e manter seus bitcoins seguros.

Fazer transferências de bitcoin é mais barato e mais rápido do que transferir uma quantidade equivalente em dinheiro tradicional através dos bancos e instituições financeiras, e menos pesado e mais seguro do que transportar uma quantidade equivalente de barras de ouro.

Resumo

Vimos como o valor do bitcoin não pode ser reduzido a um único elemento ou recurso. Muitos aspectos da criptomoeda contribuem para a sua utilidade e oferecem benefícios que superam o papel-moeda tradicional e seus sistemas onerosos. Como uma rede descentralizada com um livro-razão baseado em consenso, o blockchain Bitcoin possui recursos que são inovadores e incentivam cada dia mais à inovação. O modelo de software de código aberto também facilita adições e melhorias.

O valor principal de ser uma rede de pagamento, armazenamento e contabilidade é evidente pelo fato de que os usuários estão dispostos a comprar bitcoins e usá-los. No momento da escrita, uma média de 145 mil transações de bitcoin são realizadas diariamente com um volume médio de US $ 725 milhões por dia .

Obs: O termo valor, como usado neste artigo, não deve ser confundido com preço,que é o custo monetário de um bitcoin.

Fonte: CCN

Data: | Autor: Willian BrunoTags: Bitcoin, Mercado

Compartilhe este artigo


Compre bitcoin na Changelly