Dicas para proteger seus bitcoins

Cuidado com os hackers!!!
Cuidado com os hackers!!!

Com várias notícias e relatos espalhados pela internet sobre ataques hackers em empresas que trabalham com criptomoedas, é notória a busca por informações sobre como proteger seus bitcoins e demais criptomoedas. Ultimamente a maioria que tem entrado para esse universo são leigos e que desconhecem os riscos que envolve a segurança relacionada a criptomoedas. Tornando assim, um alvo fácil para hackers invadirem sistemas para roubar suas economias em criptomoedas. Para não correr riscos e se manter seguro, vamos apresentar nesse artigo algumas dicas simples de segurança.

Tenha cuidado com os serviços online

Você deve ter cuidado ao deixar suas criptomoedas em qualquer serviço online, como por exemplo, cometer o erro clássico de considerar em manter a médio ou longo prazo suas criptomoedas em uma exchange. Para a pessoa que não trabalha com trade de criptomoedas e, só compra para guardar e esperar uma possível valorização futura para vender, aconselhamos a não deixar em wallets, que é o jeito mais correto e seguro de proteger seu investimento.

Guarde sua seed e criptografe suas senhas

Seed é um jogo de palavras aleatórias que ao criar uma wallet, o software dessa wallet te fornece. Com a seed você pode recuperar o saldo de sua wallet em qualquer outro dispositivo, seja computador, tablet ou celular. Ao criar sua wallet, o software também pede para que você crie uma senha própria para rápido acesso ao seu saldo. Toda wallet de boa qualidade possui a opção de criptografar a senha, então use esse serviço, e nunca use a mesma senha que você utiliza em redes sociais, bancos e outros lugares. Crie uma senha única e de difícil acesso, com letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais, quanto mais complicada melhor. E nunca esqueça sua senha. Anote ou imprima sua seed e senha, guarde em um lugar seguro. Uma boa opção também é salvar em um pendrive.

Use 2FA (autenticação de 2 passos)

Os dois aplicativos de 2FA mais populares são: Google authenticator e Authy, eles são aplicativos que geram códigos aleatórios de minuto a minuto automaticamente. A senha de duplo passo, consiste em dificultar um acesso indevido, caso descubram sua senha principal, pois somente você terá acesso aos códigos gerados por esses aplicativos, tornando quase que impossível que alguém tente invadir sua conta, seja conta de exchange, wallet ou qualquer outro tipo de serviço que permita o uso desse tipo de autenticação. A maioria dos sites que trabalham com bitcoin e outras criptomoedas oferecem essa opção para aumentar a segurança.

Mantenha seu computador e celular livre de vírus

É a coisa mais importante sobre segurança pra quem está no universo bitcoin, pois é o lugar por onde você opera e transaciona investimentos. É sempre bom ter um antivírus atualizado, além de outro softwares que aumentem a segurança de seu sistema. Sempre tome cuidado para não baixar conteúdo pirata, pois há uma grande chance de conter vírus, e sempre se atentar com os sites maliciosos ( ͡° ͜ʖ ͡°).

E um último lembrete: SEGURANÇA NUNCA É DEMAIS, DESDE QUE SEJA APLICADA DE FORMA CORRETA.

Data: | Autor: Willian BrunoTags: Bitcoin, Criptomoedas

Compartilhe este artigo