Criptomoedas superam o cartão de crédito

Bitcoin vs Dinheiro
Bitcoin vs Dinheiro

Embora empresas como a Overstock relatem economias no processamento de pagamentos com criptomoedas, nem todos do universo criptomoedas estão convencidos de que cartões ainda não são uma opção melhor para os consumidores.

Os cartões atualmente são tecnologias de pagamento inferior nos dias hoje, e em alguns anos as criptomoedas poderão eventualmente substituir os cartões para grande parte da população. Uma das diferenças mais fundamentais sobre como funciona a criptomoeda e cartões é que todos os pagamentos e transferências são feitos com permissão total do usuário. Indústrias inteiras, como alguns modelos de “assinaturas”, foram construídas com base na capacidade de simplesmente tirar dinheiro do seu cartão sem o seu consentimento, aplicando taxas extras por meio de letras miúdas ou “erros”, colocando o fardo sobre o consumidor para passar pelo longo processo de descobrir e contestar custos extras, se eles forem informados antes que seja tarde demais. Pessoalmente posso atestar o estresse de não saber o que vou encontrar ao olhar para o saldo da minha conta, e ter sido colocado em posições financeiras difíceis por causa de uma duplicata ou outra acusação inesperada, alguns deles interferindo com a minha capacidade de pagar mais urgente despesas (para os pobres, ter que pagar algo um dia antes, ou fora de ordem, podem ser financeiramente devastadoras).

Com os cartões, o cliente concede acesso ao saldo inteiro ao comerciante e espera que o acesso não seja comprometido ou usado incorretamente. A criptomoeda não tem um link direto com a identidade do usuário, e moedas como o Dash, Monero, ZCash têm recursos avançados de privacidade para ofuscar as origens do pagamento, de modo a separar o link entre identidade e pagamentos/saldo. Os cartões foram criados como tecnologia voltada para comerciantes e, embora existam vários aplicativos bancários e de pagamento, a compatibilidade cruzada é um problema, incluindo o atrito envolvido na criação de uma nova conta de aplicativo de pagamento apenas para receber um pagamento único. A mesma carteira de criptomoeda usada para pagar pelo café é a mesma usada para pagar um amigo, e mesmo que não tenha uma carteira, pode adquirir uma em cerca de um minuto. Com a criptomoeda, um endereço simples será suficiente, o que pode ser facilmente obtido em minutos, mesmo que eles não tenham uma carteira. Um dos pontos fortes das criptomoedas foram as baixas taxas de transação, e embora esse não tenha sido o caso do Bitcoin e de outros que sofreram falhas na escalabilidade, esse benefício ainda é verdadeiro para grande parte dessa tecnologia. Isso não acontece com bancos ou empresas de cartão, que podem, ou aumentam ou adicionam taxas por um capricho, deixando poucos recursos para os usuários e comerciantes.

Fontes:

Data: | Autor: Caio RibeiroTags: Bitcoin, Criptomoedas,Mercado

Compartilhe este artigo