Como minerar criptomoedas no Minergate

Plataforma de mineração Minergate
Plataforma de mineração Minergate

Com o aumento da procura sobre o tema criptomoedas, a mineração veio como uma alternativa para obter criptomoedas, sem a necessidade de comprá-las. Porém o assunto mineração ainda é um grande dilema entre as pessoas que estão iniciando nesse universo, pois muitos pensam que é complexo e que precisam entender de programação para começar a minerar. Para resolver esse problema, foi desenvolvido a plataforma Minergate. com esse programa é muito simples começar a mineração com seu computador, não necessitando de uma super máquina para essa tarefa. Entre as criptomoedas mineráveis mais conhecidas estão: Ethereum, Ethereum Classic, ZCash, Bitcoin Gold, Bytecoin e Monero. E para você leitor que se vê dentro desse dilema, fizemos um passo a passo de como minerar através do Minergate.

Configurando Minergate

Cadastre-se no site

Antes de iniciar o processo de mineração, é necessário criar uma conta no minergate, para isso, acesse a tela de cadastro.

Cadastrando-se no Minergate
Cadastrando-se no Minergate

Download e instalação

Após realizar o cadastro, faça download da versão mais recente do Minergate que seja compatível com seu sistema operacional, para saber qual versão é a mais indicada para seu sistema, lá existem duas versões do miner, uma é baseada em interface gráfica gui miner e a outra é uma versão baseada em prompt de comando/terminal, que se chama console miner, escolha a versão que achar mais adequada e compatível com seu sistema operacional.

Tela de download do Minergate
Tela de download do Minergate

Mineração

Assim que o Minergate estiver instalado em sua máquina, inicie-o fazendo login com a conta que você cadastrou através do modo extended mode para que seja sincronizado os dados de mineração com sua conta de login, existem dois tipos de opções de mineração no Minergate: Smart Miner e Miner

Modo Smart Miner

Nesse modo, o programa irá escolher, baseado nas configurações de seu computador qual criptomoeda terá melhor rendimento para minerar, esse modo utilizará 100% de seu hardware.

Tela inicial do modo smart miner
Tela inicial do modo smart miner

Minerando via modo smart miner
Minerando via modo smart miner

Modo Miner

Nesse modo, fica a critério do usuário escolher qual criptomoeda minerar e também quantos núcleos de GPU e ou CPU utilizar para mineração, é possível minerar em paralelo com duas criptomoedas, porém esse processo vai render menos do que realizar mineração dedicada a uma única criptomoeda.

Tela de mineração via modo miner
Tela de mineração via modo miner

Em ambos os modos, é importante salientar que quanto mais núcleos sua máquina utilizar na mineração, mais irá afetar o desempenho geral e vida útil do seu computador. Caso queira minerar e ainda usar sua máquina para outras tarefas, você pode reduzir o número de núcleos dedicado a mineração, para sobrar um folêgo extra para utilizar seu computador para outras tarefas.

Obs: Você não precisa necessariamente de uma placa de vídeo para minerar. O Minergate consegue minerar apenas usando processador, pois ele suporta criptomoedas tanto para GPU quanto para CPU, porém o ideal para obter máxima performance e lucros é montar uma rig com pelo menos três ou mais placas de vídeo para ter uma mineração rentável. E não são todas as placas de vídeos compatíveis para mineração, a maioria das criptomoedas serão compatíveis com placas de vídeos de pelo menos 2 GB de memória, na dúvida, existe uma área no Minergate para realizar benchmark para descobrir se seu hardware terá uma boa pontuação para realizar mineração.

Sacando lucros

Para sacar lucros obtidos por mineração basta estar logado no site Minergate e acesse a dashboard. Nela você encontrará a área de saque. Basta clicar em Withdrawal e adicionar as informações de endereço de sua wallet referente a criptomoeda que você possui lucros. Atente-se ao limite mínimo de saque, pois toda criptomoeda possui um valor mínimo para ser sacada.

Dashboard e tela de pagamentos
Dashboard e tela de pagamentos

Como saber se meu computador terá bom rendimento?

Vale ressaltar que mineração em um computador simples não vai gerar um bom retorno, e pior, vai prejudicar a vida útil de seu computador, além de gastar energia de luz de sua residência. É super indicado descobrir o quanto será retornado no processo de mineração, para analisar se lucro bruto subtraído ao custo de luz terá um bom lucro líquido, caso contrário não será uma boa idéia investir em mineração com sua máquina atual.

Para isso é importante descobrir o quanto de hashes por segundo sua máquina é capaz de realizar, e ao identificar essa informação, você pode a calculadora de rendimentos da Minergate, basta acessar o menu calculator para simular o quanto de retorno em criptomoedas você terá no curto e médio prazo.

Calculadora de rendimento
Calculadora de rendimento

Eae você está investindo ou pretende investir em mineração? Deixe seu comentário abaixo e até o próximo post!

Data: | Autor: Willian BrunoTags: Criptomoedas, Mining

Compartilhe este artigo


Compre bitcoin na Changelly