Como evitar fraudes no universo Bitcoin

Conheça as principais fraudes e fique longe delas!
Conheça as principais fraudes e fique longe delas!

Com a popularização do bitcoin e outras criptomoedas, o número de golpes nesse universo aumentou drasticamente. Neste guia, iremos mostrar os golpes mais comuns e mostraremos como identificá-los. Certifique-se de não se tornar a próxima vítima.

Exchanges falsas

Muitas vezes, nas mídias sociais, você verá um link dizendo algo como "Compre bitcoin por 5% abaixo do valor de mercado!”. Este é um truque de marketing para você visitar e usar a exchange falsa. O que acontece também é a pessoa digitar o nome da exchange no google e aparecer um link parecido com o link oficial da empresa, e por não prestar atenção ao nome que está no link, a pessoa acaba clicando e sendo levada ao site falso da exchange.

Se você visitar qualquer site de venda e compra de bitcoin, a primeira coisa que você quer fazer é certificar-se de que seja HTTPS protegido e não HTTP. Isso significa que o tráfego da web é criptografado e protegido; se é apenas HTTP sem o "S" é um grande sinal vermelho e significa ficar longe.

A maioria dessas exchanges falsas está aqui um dia e já não está mais no outro. Você os verá aparecer, mas desaparecerá rapidamente e, em seguida, ressurgirá com um nome de domínio diferente.

Para ter certeza de que você está indo para uma exchange verdadeira, visite nosso portal de exchanges integradas para garantir que você não está sendo enganado. Nesta tela temos os links oficiais das empresas. Sempre que for procurar por uma exchange entre pelo nosso link, assim você terá a certeza que está entrando no site oficial, e não cairá em um golpe.

Wallets falsas

Identificar wallets falsas é um pouco mais difícil, porque as carteiras são basicamente sobre como armazenar bitcoins/criptomoedas e não comprar ou vender. Tem menos a ver com dinheiro do que com o software que você pode usar. Normalmente, as falsas wallets são apenas golpes de malware para infectar sua máquina, a fim de roubar suas senhas ou chaves privadas. Para garantir a segurança, fizemos um post relacionado em como manter suas criptomoedas seguras.

Assim como com sites falsos de exchanges, você deve confiar em seus instintos e procurar por sinais vermelhos. O site da wallet usa HTTPS? O nome do site está tentando se assemelhar a outra wallet respeitável por se fazer passar por ele? Fora do óbvio, pode ser difícil dizer se uma wallet é falsa. Uma boa prática é perguntar a seus colegas ou em grupos de criptomoedas se alguém já usou a carteira antes.

Golpes de phishing

Este é um golpe muito comum. Phishing é quando alguém tenta induzi-lo a pensar que é uma empresa ou um site confiável fazendo com que você visite o site falso.

Normalmente, os phishers entram em contato com você via e-mail ou por meio de um anúncio da web falso. O resultado final é que você vai ao site por engano ou recebe malware, digita seus dados nesse site falso e perde seus bitcoins através de uma venda falsa.

Com e-mails você tem que ter cuidado para não morder a isca. Você pode receber um e-mail de uma wallet ou exchange que você já usa, seja por coincidência ou por meio de hacks de bancos de dados. Talvez os hackers tenham obtido seu endereço de e-mail no mercado negro, de uma conta do Yahoo!, facebook, cadastros em sites maliciosos, etc.

A melhor prática é não clicar em nenhum hiperlink em um e-mail ou abrir anexos. Ir diretamente para o site, se você tem que fazer negócios lá. Uma tática comum é fazer com que um hiperlink pareça real, mas, se você passar o mouse sobre ele, verá a URL do site falso. Sempre verifique o e-mail do remetente para ver de onde ele vem (embora isso não seja 100% confiável, pois os emails podem ser falsificados), e tentar entrar em contato com alguém da exchange ou wallet.

Esquema Ponzi e Pirâmides financeiras

Pirâmides financeiras
Pirâmides financeiras
Golpes Ponzi são promessas de sites, ou até mesmo de pessoas, que você vai dobrar seu bitcoin durante a noite, ou garantem render 100% ao mês do investimento . Esquemas de pirâmide podem ser mais difíceis de detectar, mas são fáceis de descobrir quando você entende isso: a única maneira de dobrar seu dinheiro é primeiro enviá-lo para eles.

As "empresas" que prometem lucros absurdos da noite para dia e retorno garantido do investimento, se denominam de Marketing Multinível. Na maioria dos casos, somente o inventor do golpe ou poucas pessoas que entraram primeiro ganham com a arrecadação dos investimentos. Quem fica no prejuízo são aquelas pessoas na base da pirâmide, que entraram pro esquema, mas não conseguem recrutar outros "investidores" para o capital da empresa continuar crescendo, e assim pagando os membros.

Vale lembrar que segundo o Ministério da Fazenda, há uma lei no Brasil que proíbe qualquer tipo de negócios desse tipo. A lei nº 1.521 de 1951 aponta que é crime contra a economia popular, com possível punição de seis meses a dois anos de detenção, o ato de obter ganhos ilícitos em detrimento do povo.

Uma pessoa pode identificar que está diante de um golpe quando o indivíduo faz um único pagamento e recebe, a partir de então, a promessa de altos retornos. Na maioria dos casos, somente o idealizador do golpe ou poucas pessoas ganham com a manobra financeira. Quem fica na pior situação são aquelas pessoas na base da pirâmide, que entraram no plano, mas não são capazes de recrutar outros seguidores.

Os sites Ponzi também costumam ter programas de referência, portanto, se você conseguir que outras pessoas se inscrevam no site visitando seu link de afiliado, poderá fazer alguns centavos. Este é outro sinal vermelho, como muitas vezes você verá em links compartilhados em mídia social, como facebook e twitter com referências dentro da URL.

Mineração na nuvem

Já ouviu falar das Cloud Mining?
Já ouviu falar das Cloud Mining?

Isso pode ser um pouco complicado, porque nem todas as operações de mineração na nuvem são fraudulentas. Algumas são completamente legítimas, no entanto, muitos são fraudes, por isso é melhor alertar as pessoas (especialmente os recém-chegados) a terem cuidado ao analisar a mineração em nuvem.

Para os desinformados, a mineração em nuvem é um recurso compartilhado de mineração, onde as pessoas reúnem seus fundos para alugar máquinas de mineração bitcoin, ou qualquer outra criptomoeda minerável. Para operações legítimas, isso funciona e pode ser lucrativo. Para fraudes, os retornos podem ser baixos ou inexistentes. Como já estabelecido anteriormente, é melhor confiar em seus instintos e procurar por sinais vermelhos.

O site usa HTTPS? Você encontrou o site a partir de um link de referência nas mídias sociais? A operação de mineração em nuvem não fornece informações sobre qual pool eles usam para minerar, ou para o qual deseja redirecionar o hashate? Em todo caso, entre em comunidades e faça perguntas para quem usa ou já usou esse tipo de serviço, e se tal empresa é confiável.

Seguindo essas dicas você não irá cair em golpes e manterá suas finanças seguras.

Fonte:

Data: | Autor: Willian BrunoTags: Bitcoin, Segurança

Compartilhe este artigo


Compre bitcoin na Changelly