Como escolher uma exchange

Qual é a melhor exchange para comprar bitcoin?
Qual é a melhor exchange para comprar bitcoin?

Existem muitas razões pelas quais você pode optar por negociar em uma determinada exchange, então listamos algumas delas para facilitar o processo de seleção. Escrevemos nesse post algumas coisas a considerar para ajudar em sua decisão.

Criptomoedas disponíveis

Existem exchanges que trabalham só com bitcoin, e outras que oferecem uma gama maior de criptomoedas. Para saber qual exchange oferece a moeda que você procura, é necessário uma ampla pesquisa. Uma maneira fácil de fazer isso é acessar o WatchCoins. Na tela inicial, a dashboard, basta clicar em + cotações, selecionar o agrupamento por criptomoedas, em seguira a lista vai apresentar exchanges por criptomoedas, selecione a criptomoeda e clique no botão a direita que possui um sinal "+", para expandir a visualização das exchanges disponíveis daquela criptomoeda. Veja um exemplo, nas figuras abaixo:

Clique em mais cotações para escolher a criptomoeda
Clique em mais cotações para escolher a criptomoeda

Selecione criptomoeda e abaixo clicando em
Selecione criptomoeda e abaixo clicando em "+" para aparecer as exchanges que oferecem a criptomoeda escolhida

Reputação

Assim como fazer compras para qualquer outra coisa, que você pesquisa em comentários online. Se uma exchange estiver recebendo críticas negativas ou algo parecer suspeito, talvez reconsidere usá-la. Uma exchange ruim pode significar a perda de seus fundos, atrasos para depósito e saque. Portanto, faça pesquisas sobre a reputação nas comunidades, como no facebook, faça perguntas em fóruns na internet e buscas pelo site do Reclame Aqui, que é muito usado para esse fim.

Taxas

As exchanges têm modelos de negócios diferentes e, portanto, algumas exigem taxas mais altas do que outras. Antes de comprometer seu dinheiro, procure a informação sobre as taxas e compare-a com outras opções. Com a tela de taxas do WatchCoins fica extremamente fácil fazer essa pesquisa. Em nossa plataforma também apresentamos uma lista com as principais taxas das exchanges, caso queira acessar, basta clicar aqui.

Tela das taxas das exchanges
Tela das taxas das exchanges

Métodos de pagamento

Você provavelmente tem uma preferência por como deseja comprar suas criptomoedas, seja por transferência bancária, cartão de crédito, boleto bancário, etc; e muitas exchanges oferecem apenas uma delas. Procure por uma que atenda às suas necessidades. Procure no site da exchange os métodos de pagamentos que elas aceitam.

Requisitos de verificação

Algumas exchanges exigem verificação de identidade, como o envio de uma foto do seu R.G., comprovante de residência e uma selfie segurando seu documento, para cadastros e até mesmo para aumentar seu limite de saque. Isso é para aumentar a segurança e impedir que alguém acesse sua conta e faça movimentações, mas se você não estiver disposto a fazer isso, talvez seja necessário procurar outra opção. Algumas exchanges não solicitam documentos, apenas um simples cadastro com login e senha. E outras mesmo não pedindo documentos requerem que você use uma autenticação 2FA (autenticação em dois passos), usando um aplicativo como o Google Authenticator você pode fazer isso.

Restrições de localização

Muitas exchanges operam apenas para um determinado número de países, como a Coinbase, que é uma exchange americana, que opera limitadamente no Brasil, permitindo apenas que movimente criptomoedas, mas não permite o saque e depósito em moeda fiat em nosso país e também alguns outros países.

Preço da criptomoeda

O preço das criptomoedas nas exchanges podem variar muito, abrindo espaço para se fazer arbitragem, que é comprar barato em um lugar e vender por um preço maior em outra exchange. Se você tem várias opções de exchanges disponíveis, deve-se fazer algumas pesquisas para ver quais oferecem melhores preços. Se você compra frequentemente, mesmo pequenas discrepâncias podem fazer uma grande diferença a longo prazo. Para você ficar sempre atento aos variados preços entre as exchanges, recomendamos o uso dos nossos alertas de preço. Escrevemos um artigo ensinando passo a passo para o agendamento de alertas inteligentes em nossa plataforma WatchCoins.

Esse artigo te ajudou? Deixe nos comentários seu feedback!

Fonte: Bitcoin for beginners

Data: | Autor: Willian BrunoTags: Bitcoin, Mercado,Criptomoedas

Compartilhe este artigo