Como a Blockchain esta mudando o mundo financeiro

Blockchain is the future!
Blockchain is the future!

Você já deve saber o que é a blockchain não é mesmo? Caso ainda não saiba, temos um post no blog com uma introdução sobre o que é Blockchain. A tecnologia Blockchain está revolucionando o mundo financeiro e nesse artigo falaremos em detalhes sobre como ela esta mudando o sistema financeiro mundial.

O maior problema que os bancos enfrentam é com o mercado financeiro internacional. O processo de transferência de fundos de um país para outro é muito lento e custoso. Atualmente, os bancos em um país usam uma rede de dados para armazenar transações realizadas por pessoas dentro do mesmo país. Agora, se um banco deseja mover fundos ou fazer transações para fora do país, a rede de dados é aberta e fechada em ambos os lados para fazê-lo com sucesso e segurança, porém este processo é custoso e demorado, às vezes levam-se dias para completar uma transação de câmbio.

É aí que a tecnologia Blockchain entra, melhorando a eficiência e reduzindo ao máximo o tempo e custo de uma transação. O uso dessa tecnologia não requer necessidade de abrir e fechar uma rede de dados protegida entre os dois pontos (países) de referência para uma transação. Qualquer um dos bancos que esteja transacionando fundos, pode fazê-lo com apenas um click, levando minutos ou até mesmo segundos para as transações serem feitas.

Bancos e instituições financeiras poderão mover fundos em todo o mundo muito mais rápido, ao mesmo tempo em que poderão reduzir as taxas de câmbio, atraindo mais clientes. Outro benefício da Blockchain é que a compra e venda de ações na negociação financeira seriam aceleradas e os processos de aprovação das instituições envolvidas não seriam mais necessários, pois os nós de uma rede blockchain já autenticam e confirmam uma transação automaticamente. Isso criaria processos de liquidação mais curtos e com maior precisão comercial e a nível global.

Mais algumas maneiras em que Blockchain tornaria os mercados financeiros e as instituições mais eficientes é o uso de contratos inteligentes. Transações comerciais e termos podem ser programados e acordados entre dois pontos automaticamente, aplicando todas as obrigações do requerente no contrato, eliminando os intermediários e órgãos centrais que hoje são responsáveis por esse trabalho.

Existe uma grande variedade de aplicações pelas quais a tecnologia Blockchain ajudará a melhorar os mercados financeiros e as instituições, o que falamos hoje são apenas algumas delas. À medida que a tecnologia avança e as adoções são feitas, o céu é o limite para o que pode acontecer.

Você tem mais alguma sugestão sobre como a blockchain pode melhorar o sistema financeiro? Deixe um comentário abaixo.

Fonte:

Data: | Autor: Willian BrunoTags: Blockchain

Compartilhe este artigo


Compre bitcoin na Changelly