Bitcoin Pizza Day

Você conhece o Bitcoin Pizza Day?
Você conhece o Bitcoin Pizza Day?

Oito anos atrás, a primeira transferência de bitcoin por um produto de consumo, exatamente 2 pizzas, aconteceu. Neste artigo vamos contar sobre essa curiosa história e seu dia de celebração da comunidade bitcoin.

Hoje, os entusiastas de criptomoedas em todo o mundo celebram o "Bitcoin Pizza Day", em que duas pizzas do Papa John foram compradas por 10 mil BTC. Não apenas a transação é considerada a primeira troca de bitcoin por algo do mundo real, a transação é agora avaliada em mais de US $ 80 milhões na cotação atual.

A rede bitcoin estava em operação há pouco mais de um ano em 22 de maio de 2010, quando um desenvolvedor chamado Laszlo Hanyecz* comprou duas pizzas usando o fórum Bitcointalk.org. A compra que Hanyecz fez naquele dia é amplamente comemorado todos os anos por bitcoiners** e entusiastas de criptomoedas, uma vez que é considerada a primeira transação do mundo real usando o bitcoin como meio de troca.

"Eu vou pagar 10.000 bitcoins por algumas pizzas, talvez 2 grandes, ai eu tenho sobrando para o dia seguinte. Eu gosto de ter pizza sobrado do dia anterior para roer mais tarde. Você pode fazer a pizza e trazê-la para minha casa ou pedir para que eu vá em um local de entrega, mas o que eu estou querendo mesmo é comprar comida em troca de bitcoins, onde eu não tenha que preparar sozinho, tipo como pedir um 'café da manhã' em um hotel ou algo assim, eles só trazem algo para comer e você está feliz!", explicou Hanyecz.

Demorou dois dias para alguém aceitar a oferta de 10.000 BTC para pizza

Depois que Hanyecz publicou seu post, alguns entusiastas do bitcoin falaram sobre fazer o negócio com ele. Algumas pessoas pensaram em algumas maneiras de conseguir a pizza para Hanyecz que estava morando na Flórida na época. Um dia inteiro passou e Hanyecz escreve:

“Então ninguém quer me vender uma pizza? O valor do bitcoin que estou oferecendo é muito baixo? Eu só acho que seria interessante se eu pudesse dizer que paguei uma pizza em bitcoins"

Outras 24 horas depois, Hanyecz anuncia que uma transação bem-sucedida foi feita graças a um usuário chamado "Jercos".

"Eu só quero relatar que eu negociei com sucesso 10.000 bitcoins por 2 pizzas". Disse o desenvolvedor às pessoas sobre o assunto.

As duas pizzas compradas por Hanyecz
As duas pizzas compradas por Hanyecz

O que aconteceu depois?

Algumas pessoas acharam ótimo que a troca aconteceu e parabenizaram Hanyecz naquele dia. A discussão de 73 páginas foi mantida viva por anos, com pessoas comentando sobre como as pizzas se tornaram caras com o passar do tempo.

Anos depois, a transação do txid 17SkEw2md5avVNyYgj6RiXuQKNwkXaxFyQ é considerada um dos maiores momentos da história do Bitcoin, e as duas pizzas compradas por US $25 agora valem mais de US $80 milhões. Hanyecz fez uma entrevista com o New York Times, alguns anos depois, relembrando o curioso dia.

"Não era pra mostrar que os bitcoins tivessem algum valor na época, então a ideia de trocá-los por uma pizza era incrivelmente legal", disse Hanyecz ao The New York Times em 2013.

Hoje, como os entusiastas dessa tecnologia comemoram o Bitcoin Pizza Day, eles sempre se perguntam como essas pizzas foram degustadas e se Hanyecz realmente não se arrepende de ter comido as pizzas mais caras vendidas no planeta. Enquanto a pizza não tivesse coberturas estranhas como peixe, Hanyecz disse que ficou satisfeito com sua decisão de oferecer 10.000 BTC por duas pizzas.

Hoje, é possível comprar praticamente tudo o que você quiser com o bitcoin, embora possa levar um tempinho para encontrar alguém que venda o que você está procurando e, aguardar uma confirmação de sua transação.

Mas se você acha que essa compra lendária em 2010 é a única coisa interessante sobre Hanyecz, não é assim. Este ano, ele voltou a ser notícia. Ele comprou novamente pizzas, através da Rede Lightning, que é um protocolo desenvolvido sobre a rede blockchain do bitcoin para deixar as transações mais rápidas.

Em fevereiro, Hanyecz anunciou que havia comprado algumas pizzas depois de ter feito um pagamento usando a Rede Lightning. Desta vez ele pagou 649000 satoshs, ou 0,00649 bitcoins, o que significa que ele pagou quase US $ 62 para ambas as pizzas, e um valor extremamente mais baixo que ele pagou em bitcoins em 2010.

O que você acha das duas pizzas vendidas por 10.000 BTC? Você teria se arrependido dessa decisão agora? Deixe-nos saber o que você pensa nos comentários abaixo.

Fonte: Bitcoin.com

Data: | Autor: Willian BrunoTags: Bitcoin

Compartilhe este artigo


Compre bitcoin na Changelly