Bitcoin e ouro, porque devemos comprar - Parte 2

Bitcoin e ouro
Bitcoin e ouro

No primeiro post sobre o tema: Bitcoin e ouro, porque devemos comprar,explicamos as características monetárias do bitcoin e porquê essa criptomoeda pode suportar futuros colapsos financeiros. Nesse artigo vamos comparar o ouro físico com o bitcoin que também é conhecido como o ouro digital.

Bitcoin vs ouro

Bitcoin é semelhante ao ouro físico, pois há uma quantidade limitada. Pode ser transferida diretamente sem intermediários (possuindo chave privada versus uma barra) e ambos são independentes do sistema financeiro. Ambos farão bem quando ocorrer uma próxima crise.

Claro, existem enormes diferenças entre os dois. Ouro requer armazenamento físico e têm uma história de mais 5.000 anos de ser um bem confiável de valor com aceitação quase universal, enquanto bitcoin é literalmente apenas código criptografado em uma rede distribuída que foi inventada há nove anos atrás. Em alguns momentos, ser volátil tem vantagens, no entanto, vemos o ouro e bitcoin como bens complementares de valor, cada um com seus próprios pontos fortes.

A longo prazo, faz sentido possuir um pouco de bitcoin e de ouro, para fugir de possíveis crises financeiras como a de 2008. O ouro já se mostrou como uma reserva de valor confiável, e com o passar dos anos sempre se valoriza por sua escassez. Porém para guardar peças de ouro você precisará de um cofre, baú, ou pode mantê-lo em um banco, onde cobram taxas absurdas. Já o bitcoin é totalmente digital, podendo guardá-lo em uma wallet de celular e levá-lo onde você quiser, e sua valorização é tão crescente quanto a do ouro.

Bitcoin está aqui para ficar

A capitalização do Bitcoin ultrapassou recentemente o valor de 315 bilhões de dólares e a cobertura da mídia norte-americana, europeia e asiática passou a seguí-lo nesses últimos meses à medida que os preços subiam. No entanto, a grande maioria das pessoas, na verdade, não possui nenhum bitcoin e muitos dos que possuem, não têm a intenção de vender.

Portanto, enquanto o aumento do preço meteórico do bitcoin definitivamente satisfaz aos que compraram à valores baixos, parece haver uma abundância de compradores esperançosos que ainda não compraram.

Muitos associam o bitcoin à mania das tulipas, a atual situação do bitcoin, às vezes, é equivocadamente comparada. Porém o bitcoin está fornecendo uma alternativa verdadeiramente resiliente ao nosso sistema financeiro frágil e cumpre os requisítos para um bem de valor, ao contrário das tulipas.

O valor do bitcoin será, em última instância, determinado pela popularidade que se torna, como a Lei de Metcalfe, que é aplicável ao bitcoin. Uma vez que bitcoin e outras criptomoedas parem de valorizar, a maioria das pessoas não vão despejá-las da maneira como as tulipas foram despejadas, em vez disso, elas as consideram uma reserva natural de valor.

Portanto, é cada vez mais importante olhar para as criptomoedas não só como um investimento, e também entender como essas moedas funcionam e como armazená-las com segurança, já que mais de 25% de todos os bitcoins foram perdidos ou roubados desde a sua criação.

Considere fazer um teste caso você não tenha bitcoin ainda. Compre uma pequena fração e mantenha-o para o longo prazo. Ele cumprindo seu potencial de valorização, seu pequeno investimento pode se tornar bastante substancial, se ele falhar, a perda será pequena. Porém acreditamos no potencial do bitcoin, e cremos que no futuro todas as pessoas irão utilizá-lo tanto como reserva de valor, como o ouro, tanto para compras.
Cremos que com essa tecnologia revolucionária que começou com o bitcoin e sua blockchain, o povo comece a ter o poder do dinheiro em suas mão novamente, não precisando de bancos e governos para controlá-los.

"IN BLOCKCHAIN WE TRUST!"

Fonte: The Merkle - Bitcoin, Why You Should Own a Bit

Data: | Autor: Willian BrunoTags: Bitcoin

Compartilhe este artigo