Benefícios das Criptomoedas

Criptomoedas
Criptomoedas

Nos últimos dois anos, o termo criptomoeda ganhou rapidamente a atenção do público, trazendo mais pessoas para esse novo mercado, alguns entraram sem saber o que as criptomoedas podem fazer por elas. Por isso vamos listar os principais benefícios das criptomoedas caso você esteja curioso a entrar nesse universo.

Como as criptomoedas o ajudarão?

O mundo está se tornando cada vez mais economicamente inseguro, onde podemos observar nas diversas crises financeiras que enfrentamos ao longos dos anos. Isso não quer dizer que não estamos crescendo, mas como Nassim Taleb afirma em seu livro, Antifragile:

"Nossa máquina econômica é como uma mandíbula de vidro. Um pequeno soco nele e tudo desaba! Tanto a longo prazo quanto a curto, isso não é bom para você e nem para todos os cidadãos que trabalham duro no mundo"

Então, abaixo, vamos citar alguns benefícios sobre uma possível aceitação mundial das criptomoedas. E assim que você acabar de ler esse artigo, irá ver o universo cripto com olhos positivistas.

Benefícios

  • Sem fraude: As criptomoedas são digitalmente criptografadas e, não podem ser falsificadas ou revertidas arbitrariamente pelo remetente, como acontece com cobranças de cartão de crédito. Não podem ser enviada em duplicidade, o famoso gasto duplo, pois sua criptografia junto com a tecnologia blockchain evita este tipo de acontecimento.

  • Roubo de Identidade: Quando você dá seu cartão de crédito a um comerciante, você dá a ele ou ele acessa à sua linha de crédito completa, mesmo que a transação seja por uma pequena quantia. Essa transação fica registrada no banco e na operadora do cartão de crédito. Há também a chance de seu cartão ser clonado quando inserido em alguma máquina fraudulenta. As criptomoedas usam um mecanismo de envio que permite ao detentor da moeda, enviar exatamente o que deseja ao comerciante ou destinatário sem mais informações.

  • Sem intermediários: Aquisição de bens como imóveis ou carros, normalmente envolvem um número de terceiros (advogados, bancos), atrasos e pagamentos de altas taxas e juros. De muitas maneiras, a blockchain do bitcoin ou de outra criptomoeda como o ethereum, funcionam como um grande banco de dados descentralizados, imutáveis, extremamente rápidas e funcionam 24h ininterruptas, onde você mesmo pode transacionar e registrar o imóvel ou outro bem que esteja negociando. Esse benefício vale para transferência de valores também. Você mesmo pode transacionar qualquer quantia sem precisar de um banco ou instituição financeira, te cobrando taxas altas e operando com horário marcado.

  • Acesso a todos: existem aproximadamente 2,3 bilhões de pessoas com acesso à Internet ou telefones celulares que atualmente não têm acesso aos sistemas tradicionais de câmbio. Esses indivíduos já estão preparados para o mercado da criptomoedas. Para ter acesso as criptomoedas não precisa de nenhuma documentação, fotos, comprovantes ou cadastro em bancos, basta baixar um aplicativo de wallet em seu celular e já começar a receber e enviar as moedas. O sistema M-PESA, do Quênia, um serviço de micro-financiamento e transferência de dinheiro baseado em telefonia móvel, anunciou recentemente um aplicativo para que todo queniano possua uma wallet de criptomoedas em seus celulares.

  • Você é o dono: Não há outro sistema financeiro no qual sua conta não seja de propriedade de outra pessoa. Veja o PayPal, por exemplo: se a empresa decide por algum motivo que sua conta foi mal utilizada, ela tem o poder de congelar todos os ativos mantidos nela, sem consultá-lo. Cabe então a você correr atrás e saber o que aconteceu para liberarem sua conta novamente. Com as criptomoedas, você possui a chave privada e a chave pública que corresponde a seu endereço da wallet, e só você tem acesso. Ninguém pode tirar isso de você, a menos que você mesmo a perca, ou deixe suas criptomoedas em um serviço de carteira baseado na web, que pode ser facilmente hackeado. Veja aqui dicas para proteger seus bitcoins e outras criptomoedas.

Pensamentos finais

No geral, as criptomoedas têm um longo caminho a percorrer antes que possam substituir cartões de crédito e moedas tradicionais como uma ferramenta para o comércio global. Estamos no começo de uma das maiores revoluções econômicas e tecnológicas que o mundo já viu!

Fonte: Blockgeeks

Data: | Autor: Willian BrunoTags: Criptomoedas

Compartilhe este artigo