A Internet do Valor com as Criptomoedas

A Internet do Valor
A Internet do Valor

Impulsionados por uma inovação revolucionária chamada de blockchain, as criptomoedas estão no processo de transformar a economia global construindo uma nova internet, onde o valor pode ser livremente e seguramente trocado por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, e principalmente a qualquer momento.

Uma internet que pertence coletivamente a seus usuários, livre do controle de qualquer governo ou corporação. Para manter as criptomoedas segura, Satoshi Nakamoto criou uma maneira nova e inteligente de incentivar as pessoas em todo o mundo a usarem seus computadores para rodar softwares que permitiriam que sua nova moeda funcionasse. A criptomoeda Bitcoin e o sistema que a mantém em funcionamento até os dias de hoje passou posteriormente a ser conhecido como blockchain. O software do Bitcoin é código aberto, o que significa que qualquer pessoa pode contribuir para torná-lo melhor. Na ausência de Satoshi, milhares de pessoas apaixonadas em todo o mundo ajudaram a construir o Bitcoin em uma rede financeira multibilionária – aberta a todos de forma descentralizada.

Nos últimos 10 anos de operação dessa criptomoeda, ninguém nunca encontrou uma maneira de forjar bitcoins ou enganar o sistema gastando bitcoins que não possuia. A noção de que agora podemos livremente possuir e trocar ativos puramente digitais pela internet está desafiando a maneira como pensamos sobre o dinheiro e o sistema financeiro global como um todo. Embora envolva alguma ciência da computação complicada, em sua essência, é uma maneira de rastrear com segurança a propriedade dos ativos digitais. Se João tentasse pagar Maria o mesmo bitcoin, a rede veria que ele já havia enviado para Marcos e negaria a segunda transação. Cada livro-contábil agrupa novas transações em "blocos" que são "encadeados" juntos de uma maneira que impossibilita a alteração de transações passadas, daí o termo "blockchain".

Porque eles são pagos em bitcoins recém-criados através de um processo chamado mineração. O brilho do sistema de Nakamoto reside no fato de que não precisa de nenhuma entidade central para operar – é uma rede descentralizada. Um olhar mais profundo revela uma nova maneira revolucionária para os humanos confiarem e colaborarem uns com os outros através de uma rede compartilhada – o dinheiro é simplesmente a primeira aplicação desse sistema. A blockchain do Bitcoin foi construído para manter o controle de transações de bitcoin, mas a tecnologia blockchain pode ser usada para transacionar qualquer coisa de valor de forma segura, como por exemplo: títulos de propriedade, registros de cartório, ações de empresas e até mesmo registros sobre direitos autorais de propriedade intelectual. Essa percepção levou à criação de mais de 2000 criptomoedas, projetados para facilitar uma ampla gama de troca de valores pela internet.

Fonte

Data: | Autor: Caio RibeiroTags: Bitcoin, Blockchain,Criptomoedas

Compartilhe este artigo