8 Curiosos Fatos sobre o Bitcoin

8 Curiosos Fatos sobre o Bitcoin
8 Curiosos Fatos sobre o Bitcoin

De fato, bitcoin se tornou bem conhecido no mundo inteiro e sua adoção cresce a cada dia, caso você ainda não sabe o que é bitcoin, sugiro dar uma lida nesse artigo: O que é Bitcoin, nesse post vamos listar oito curiosos e interessantes fatos existente no universo bitcoin.

1) Sem burocracia ao obter uma wallet

Você pode ter conta bancária ou cartão de crédito bloqueado, sem contar que uma conta bancária as vezes te enche de dívidas com recursos ativados que você nem sabia que tinha, se você deixar sua conta zerada, pior ainda, vão te aumentar suas dívidas com juros. Agora ao abrir uma wallet, você jamais terá saldo negativo, ou tem valor ou estará zerado, jamais vão te bloquear acesso a sua wallet e muito menos vão te endividar por estar com saldo zerado, a única taxa existente ocorre ao fazer uma transferência, pelo qual você paga uma taxa de mineração na rede.

2) Blockchain é o único sistema online que jamais foi hackeado

NSA, CIA, Pentágono e outros sistemas gigantes já foram hackeados, porém ninguém até hoje conseguiu burlar a rede blockchain ou sequer houve um caso de prejuízo a um usuário devido a falhas na rede, todos os casos ocorreram por pessoas que fizeram mau uso da criptomoeda, além de hackings em torno de usuários e empresas que tiveram grande número de criptomoedas roubados, porém nada foi diretamente na rede blockchain.

3) Maior projeto descentralizado do mundo

Desde 2010, a rede blockchain do bitcoin opera de forma decentralizada, 24 horas e 7 dias sem interrupções, no máximo já ocorreram históricos de tráfego lento na rede devido ao excesso de usuários operando na rede, mas nunca ocorreu problemas a respeito da rede blockchain ficar fora do ar.

4) Bitcoin é open-source

Todos os códigos do Bitcoin estão abertos para o público auditar e também para desenvolvedores colaborarem na manutenção e otimização do mesmo, inclusive, é possível clonar o projeto para você criar uma nova criptomoeda baseada no Bitcoin, fazendo a ação conhecida como Fork, e com isso uma réplica de todo estado da Blockchain do Bitcoin virá junto com o fork que você trabalhar. Não existe um roadmap, não há estimativas e nem uma empresa por trás do Bitcoin, qualquer pessoa com capacidade técnica em colaborar pode se juntar nesse projeto.

6) Transferência rápida/barata comparado com câmbio convencional

Você pode transferir bitcoins dos EUA até China, levando em cerca de 1-2 horas para concluir a transação e isso pode custar menos de 10 dólares em taxas, é algo extremamente rápido comparado com o processo de transferência entre bancos ou casa de câmbio convecional.

7) Transações são públicas

Qualquer um pode baixar os dados da Blockchain. Atualmente são mais de 200 GB de informações da rede blockchain do bitcoin. Se você não quiser, você pode apenas consultar o histórico de transações através de vários sites exploradores blocos, exemplo Blockchain.Info, BlockCypher e etc. Tudo que precisa saber é o txid de uma transação, hash do bloco de transações ou address de uma wallet que deseja investigar suas movimentações. Para entender mais a fundo o que significa txid, hash ou address, temos um artigo explicando sobre isso: Termos essenciais da Blockchain.

8) Transação irreversível, sem volta, sem estorno

Uma transação de Bitcoin é imutável e não tem volta. Não há meios de realizar estorno de uma transferência, e isso é bom para comerciantes, porém tome muito cuidado para não cometer erros, pois uma transferência errada pode te trazer grandes dores de cabeça, na dúvida, sabia usar 100% as wallets das criptomoedas que você possuir. Inclusive temos um artigo tutorial sobre o que você precisa saber wallets.

Conhece mais algum fato sobre Bitcoin/Blockchain? Comentem abaixo! Até a próxima!

Data: | Autor: Caio RibeiroTags: Bitcoin

Compartilhe este artigo