5 lições sobre bitcoin e criptomoedas

Bitcoin e algumas criptomoedas do mercado
Bitcoin e algumas criptomoedas do mercado

Não importa o que você pense sobre bitcoin e criptomoedas, há muito o que aprender com o constante crescimento desse mercado, mesmo que ainda seja uma pequena parte do sistema financeiro global. Esqueça as notícias que a mídia sempre destaca sobre o bitcoin ser uma bolha. Só para comparar, o limite de mercado do NASDAQ no ano de 1999 foi de $ 3,7 trilhões e caiu 70% (um total de $ 2,6 trilhões) em 2002. E em 2016 o limite de mercado dela chegou em $ 7,2 trilhões. Temos no mercado de criptomoedas um total de $ 500 bilhões pendentes no mesmo contexto. E com uma margem de crescimento muito grande que está por vir.

Ainda assim, se você estiver em dúvida se bitcoin é ou não uma bolha, não deixe que isso o cegue às lições do que aconteceu nos últimos anos. É tentador, mas errado, simplesmente descartar um preço de bitcoin de 5 dígitos como a mania ilógica das multidões.

Aqui apresento uma lista com 5 lições que todo investidor precisa ficar atento:

1 Tecnologia descentralizada

Onde ninguém é "responsável" - pode criar e manter a confiança. Lembre-se que o bitcoin foi lançado em janeiro de 2009, nas profundezas da crise financeira. As ações dos EUA não ficariam inferiores até março do mesmo ano, e na época ninguém sabia como, ou se, o sistema financeiro global sobreviveria.

Combine esse vácuo de fé com o crescimento da tecnologia móvel e da internet de alta velocidade em todo o mundo, e bitcoin estava no lugar certo e no momento certo. Os primeiros adotantes eram uma mistura de libertários e nerds tecnológicos, cada um dos quais viu seu próprio reflexo no espelho bitcoin.

O aumento de bitcoin a partir daí é semelhante a qualquer história de ascensão tecnológica. A adoção global de novas tecnologias levou ao domínio do Facebook em termos sociais, a Google em busca e a Apple em hardware/software. O que é diferente com bitcoin é que ele não tem administrador, sem ativos físicos proprietários. Mas isso provou ser um recurso, não um problema. Ninguém precisa ser responsável pelo sistema, e isso é novo e notável.

2 Abra sua mente

Uma coisa que pode-se notar sobre os opositores mais fervorosos de bitcoin, é que quase todos são milionários e ligados a grandes mídias de informação. Eles não conseguem imaginar por que o mundo precisa de uma moeda criptográfica apoiada por nada além de código matemático. Para eles, mergulhados no status quo, simplesmente não faz sentido.

Existe um valor intrínseco em uma moeda e sistema descentralizado que os governos não podem controlar ou confiscar. Isso é fazer a população ter o poder sobre seu dinheiro, ter o total poder econômico em mãos, sem precisar de bancos, tanto para transferir e fazer pagamentos, quanto para guardar seu dinheiro. Isso faz parte da revolução econômica que estamos presenciando com o bitcoin e outras criptomoedas.

3 Tenha fé

Todas essas criptomoedas são notoriamente voláteis, mas poucos investidores e comerciantes parecem se importar. Existe mesmo um cenário auto identificável que muitos escutam pelas mídias sociais, HODLers, pessoas que compram e esperam a moeda valorizar, que capta esse sentimento. Não venda em nenhuma queda, e espera valorizar, e ter um objetivo de valor para poder vender.

Essa confiança vem de uma fé profunda, e é algo que os investidores de capital em particular podem aprender. Uma frase segue esse raciocínio: "Os baixos para as ações dos EUA em 2009 não foram causados ​​por pessoas que desistiram de estoques - eles foram causados ​​por pessoas que desistiram da América". O aumento de bitcoin mostra que tal fé é possível.

4 Você nunca sabe onde você encontrará a próxima grande ideia

A Blockchain veio para revolucionar não só a questão de transações financeiras, mas também de dar poder ao povo, de ter o controle das ações em suas mãos. Com a blockchain além das transações financeiras, ela faz registros de diversos tipos, como registro de casamentos, nascimentos, sistema de votação e outras funcionalidades sem precisar de um órgão regulador. Aprender sobre essa nova tecnologia é essencial.

Aprender mais significava estudar a estrutura e os usos das criptomoedas e suas blockchain, sua criptografia computadorizada e observando através de sites de tecnologia em ascensão, que o futuro é promissor.

Basicamente, o mundo inteiro perdeu a história no começo do bitcoin e seu desenvolvimento. Em 2017 tivemos um boom de informações e esclarecimentos sobre essa nova tecnologia, e que tudo indica, está só no começo.

5 Imaginação

Há um velho ditado hindu que diz algo sobre isto: "De uma gota de água, você pode imaginar gelo, vapor, geleiras, chuva, oceanos e cachoeiras".

Pense novamente quando a Amazon apenas vendia livros - é "Gota de água". Alguns indivíduos bem-humorados poderiam imaginar tudo o que viria a seguir. Mas não muitos. E certamente, nenhum deles previu o sucesso que a Amazon é hoje.

Tudo isso é tão poderoso quanto o que possamos imaginar. O bitcoin ecoa através do desafio expansivo do investimento em ações ainda mais do que os limites restritos das criptomoedas.

O que vem a seguir para as criptomoedas, não temos ideia. Mas estamos numa era em que não podemos ignorar essa nova tendência.

Fonte: Brave New Coin

Data: | Autor: Willian BrunoTags: Criptomoedas, Bitcoin,Blockchain

Compartilhe este artigo